• »
  • Quem Somos

O Laboratório de Tecnologias em Conforto Ambiental e Eficiência Energética é um espaço de ensino, pesquisa e extensão do Departamento de Arquitetura e Urbanismo voltado ao suporte e criação de conhecimento nas referidas áreas. Abrange atividades voltadas ao conforto, desempenho térmico, conforto visual/luminoso, eficiência energética, sustentabilidade, simulação e desenvolvimento de arquivos climáticos, além de fabricação digital, prototipagem rápida e otimização mono e multiobjetivo voltadas a problemas das áreas supracitadas.

Possui estudantes de graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado e pesquisadores de P&D, com parcerias com os cursos de graduação e os Programas de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Engenharias Civil, Elétrica, Agrícola e Mecânica, e Meteorologia da Universidade Federal de Viçosa, além das Universidades Federal dos Vales do Jetitinhonha e Mucuri (graduação Eng. Civil e Química) e Estadual do Rio de Janeiro (PPG Eng. Mecânica).

Possui parcerias internacionais com a Pennsylvania State University (USA), North Carolina State University (USA), Universidad de Valladolid (Espanha) Universidade de Nampula (Moçambique). Está inserido na rede Iberoamericana Trapecio/Cyted.

O Latecae tem como objetivos específicos:

• desenvolver pesquisas em conforto ambiental e eficiência energética em nível de graduação e pós-graduação;

• integrar a graduação à pós-graduação;

• criar oportunidades de extensão em conforto ambiental e eficiência energética;

• desenvolver parcerias com os integrantes da Rede de Eficiência Energética;

• abrigar a exploração de recursos didáticos e de experimentação nas disciplinas de conforto ambiental e projeto, os equipamentos de pesquisa do laboratório, bem como material bibliográfico específico da área para uso interno;

• divulgar os trabalhos de conforto ambiental desenvolvidos no espaço.