Arq 326

Apresentação da disciplina Arq 326 - CONFORTO TÉRMICO
A disciplina se inicia com conceitos básicos de conforto humano, tais variáveis que afetam o conforto e mecanismos termorreguladores do corpo, tanto para frio quanto para calor. Índices clássicos de conforto são também apresentados.
Em seguida, são identificadas os tipos de trocas térmicas existentes entre o homem e o ambiente e o homem- edificação-ambiente externo, lançando as bases para a bioclimatologia. 
Esta é complementada com a apresentação dos fenômenos psicrométricos que são decorrentes das trocas térmicas no ambiente. Eles são discutidos face ao diagrama psicrométrico e os fenômenos mais comuns na natureza e espaço construído. As bases para climatização natural e artificial começam a ser delineadas.
Finalmente, o zoneamento bioclimático brasileiro é apresentado e as estratégias bioclimáticas a ser aplicadas na edificação são relacionadas sobre o carta bioclimática da Givoni aos aspectos subjetivos da percepção térmica no espaço. 
O primeiro módulo da disciplina encerra-se com o aprendizado da geometria solar e o projeto de proteções para sombreamento. 
O segundo módulo da disciplina destaca as propriedades térmicas de materiais e componentes de acordo com as normas vigentes, a qualidade que proporcionam ao espaço e a relação com o desempenho da edificação. 
A ventilação é vista tanto sob a escala do edifício quanto da cidade, e conceitos de ilhas de calor resgatam o conteúdo de trocas térmicas, psicrometria e propriedades dos materiais. 
Para encerrar, o conceito do projeto baseado em desempenho é introduzido aos concluintes da disciplina com métodos e abordagens recentes que são regularmente atualizadas com conteúdos da pós-graduação.

Conteúdos
1. Conforto térmico
   1.1. Balanço térmico humano
   1.2. Mecanismos de termo-regulação fisiológica                                                          
2. Trocas térmicas 
3. Psicrometria 
4. Bioclimatologia
   4.1. Escalas climáticas
   4.2. Zoneamento Bioclimático Brasileiro
   4.3. Estratégias bioclimáticas
5. Geometria solar
   5.1. Trajetória aparente do sol
   5.2. Carta solar
   5.3. Projeto de proteções solares
6. Propriedades térmicas de fechamentos
   6.1. Propriedades dos materiais
   6.2. Propriedades dos componentes opacos
   6.3. Propriedades de componentes transparentes
7. Ventilação
   7.1. Ventilação no edifício
   7.2. Ventilação urbana
8. Clima urbano
9. Projeto baseado em desempenho