Equipe

Coordenação

  • Joyce Carlo

    Coordenadora do Latecae, atua na área de Arquitetura Bioclimática, Eficiência Energética e Simulações Termo-energéticas e de Iluminação. Ministra disciplinas nas referidas áreas, tanto para graduação quanto para o mestrado do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFV. Participou da elaboração dos regulamentos de etiquetagem de edifícios do Inmetro, e é especialista em eficiência energética de edificações para acreditação de organismos de inspeção pelo Inmetro. Atualmente, tem se voltado à integração de processos projetuais à eficiência energética, seja por métodos tradicionais ou modelagem digital, principalmente por simulação. Tem parcerias inter-departamentais com a Engenharia Mecânica, para simulação CFD e etiquetagem, e a Engenharia Agrícola para estudos de energia fotovoltaica, ambos na UFV, além da Engenharia Mecânica da UERJ, onde coorienta estudantes de pós-graduação.  Outras parcerias são estabelecidas via Rede de Eficiência Energética de Edificações.

    Website da professora na pós-graduação

Professores

  • Matheus Menezes Oliveira

    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFV. É professor Adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU/UFV), com atuação nas áreas de Projeto, Tecnologia e Representação Gráfica em Arquitetura e Urbanismo. Tem experiência na área de processos de projeto associado à arquitetura bioclimática, comportamento ambiental no espaço construído, representação gráfica, simulação termoenergética, luminosa e conforto térmico do usuário. Também desenvolve Pós-Doutorado em projeto financiado pelo CNPq que relaciona tecnologias projetuais sustentáveis para adaptação de edificações escolares frente as mudanças climáticas.

  • Olga Moraes Toledo

    Pesquisadora colaboradora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1988), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2010), onde também realizou pós-doutorado. Realizou pós-doutorado em Engenharia Agrícola pela Iowa State University, Ames, Iowa, EUA.  Tem experiência na área de Energia, atuando principalmente nos seguintes temas: energia renovável, armazenamento de energia, geração distribuída, avaliação de desempenho, inteligência artificial e energia solar fotovoltaica.

  • Rafael de Paula Garcia

    Licenciado em Matemática (UFV), mestre em Modelagem Computacional (UFJF) e doutor em Engenharia Civil (COPPE/UFRJ), com área de concentração em Sistemas Computacionais. Esteve em período sanduíche no departamento de Ciência da computação na Università degli Studi di Roma La Sapienza durante o doutorado. É Professor da Carreira de Magistério Superior do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa, atuando em disciplinas de Representação Gráfica. Possui interesse em pesquisas relacionadas às teorias e aplicações da otimização (principalmente aquelas que envolvam o uso de metaheurísticas evolutivas) e machine learning.

Servidores técnicos

Pesquisadores

  • Caio de Carvalho Lucarelli

    Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/DAU-UFV) com projeto "Investigation of a Performance-Based Parametric Canopy". Doutorando e bolsista CAPES do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade federal de Viçosa, na Linha de Tecnologias e Aspectos Ambientais no Espaço Construído. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa (2017), com Graduação Sanduíche em Savannah College of Art and Design, Savannah, Geórgia, pelo programa Ciências sem Fronteiras (2014-2015). 

  • João Pedro dos Anjos Paixão

    Atualmente é Doutorando em Arquitetura e Urbanismo, com Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa. É graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa. Atuou como estagiário da Câmara Municipal de Viçosa. Atuou como Representante Discente no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa. Formou-se no curso de formação politica da ONG RenovaBR, turma de 2019. Tem experiência na área de Ciências Sociais, Geografia e Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento Urbano e Ambientais. 

  • Ligiana Pricila Guimarães Fonseca

    Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFV com projeto intitulado "Otimização da volumetria de uma edificação de fachadas multifacetadas e de sua relação com o entorno para a geração distribuída fotovoltaica e consumo de energia". Atualmente é doutoranda e bolsista CAPES do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da mesma instituição. Aspirante à faixa preta no forró.

    Foi pesquisadora de iniciação científica do laboratório entre 2011-2016, onde desenvolveu e/ou trabalhou nos projetos “Ferramentas Didáticas para Apoio às Disciplinas da área de Conforto Ambiental”; Estudo dos aspectos da radiação solar intervenientes no desempenho térmico e no conforto do ambiente construído e Modelagem digital de projetos arquitetônicos baseados no desempenho energético e estrutural.

    É graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFV com período sanduíche em Syracuse University, Syracuse-NY, pelo programa Ciência sem Fronteiras.

    Foi pesquisadora de iniciação científica do laboratório entre 2011-2016, onde desenvolveu e/ou trabalhou nos projetos “Ferramentas Didáticas para Apoio às Disciplinas da área de Conforto Ambiental”; Estudo dos aspectos da radiação solar intervenientes no desempenho térmico e no conforto do ambiente construído e Modelagem digital de projetos arquitetônicos baseados no desempenho energético e estrutural.

  • Mariana Navarro Benevides

    Arquiteta e Urbanista formada na Universidade Fortaleza (UNIFOR), onde atuou no Laboratório da Paisagem como aluna-pesquisadora em atividades relacionadas as produções paisagísticas de Burle Marx e no paisagismo em relação as espécies nativas do Ceará. Possuí graduação sanduíche no Illinois Institute of Technology (IIT), Chicago/IL, onde desenvolveu pesquisas relacionadas a pisoeletricidade, nova função para lotes abandonados em Milwaukee e analises de projetos de universidades em Chicago, com foco nos realizados por Mies Van der Rohe. Cursou disciplinas relacionadas a estruturas ecológicas, patrimônio histórico, elementos do urbanismo e projeto paisagístico. Atualmente, é especializanda no curso de pós-graduação em Sustentabilidade Aplicada ao Ambiente Construído na Universidade de Minas Gerais, com enfoque em conforto ambiental, desempenho térmico e formas sustentáveis de construção.

  • Mario Alves da Silva

    Graduado em Arquitetura e Urbanismo (2020) e Mestre em Arquitetura e Urbanismo (2022) pela UFV. Durante a graduação desenvolveu atividades de iniciação científica nas áreas de desempenho de edificações, arquivos climáticos, modelagem paramétrica, simulação computacional e processos de Otimização Baseada em Simulação. Durante o mestrado desenvolveu pesquisas relacionadas a processos de otimização baseada em simulação, focada em análises multi-objetivo do desempenho de algoritmos, na avaliação do desempenho de edificações. Atualmente é aluno de doutorado do PPG.au/UFV (2022-) com pesquisa relacionada a arquivos climáticos e desempenho de edificações. Além disso continua desenvolvendo pesquisas relacionadas a processos de otimização e redução de custo computacional em processos de otimização baseada em simulação.

  • Jaqueline Teixeira Bousado

    Engenheira civil pela FUPAC Ubá (2019), sendo bolsista do PROUNI durante a graduação, especialista em Cálculo Estrutural e Fundações pela Unyleya (2021) e mestranda em Arquitetura e Urbanismo na UFV na linha de pesquisa de Tecnologias e Aspectos Ambientais no Espaço Construído, orientada pela professora Clarissa Ferreira Albrecht. Desenvolve a pesquisa em carbono operacional e incorporado com aplicação em simulações em uma edificação educacional contendo telhado verde como estratégia passiva para conforto térmico e eficiência energética para um cenário futuro de mudanças climáticas. Possui experiência em projetos arquitetônicos, estruturais e de licenciamento sanitário e em legalizações municipais de projetos e obras. Atua como professora no curso de Engenharia Civil na FUPAC Ubá.

  • João Pedro Martins Pereira

    Mestrando e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Foi pesquisador bolsista de Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI-A) no projeto CNPq “Tecnologias para adaptação de edificações às mudanças no clima: eficiência energética, geração fotovoltaica e redução de emissões em escolas". Atualmente é bolsita CAPES /2024-26 desenvolvendo a pesquisa intitulada "Avaliação da influência dos materiais de mudança de fase no conforto térmico em um espaço de desempenho monitorado em Viçosa-MG".

     

  • Saraline Eduarda da Silva

    Mestranda e graduada em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/DAU-UFV), pesquisando “O impacto das infraestruturas verdes no microclima urbano de Viçosa-mg para adaptação às mudanças climáticas em cenários futuros de aumento da temperatura global”.

     

     

  • Manuela Furtado Campos

    Mestranda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Viçosa (UFV) com a pesquisa de monitoramento ambiental interno do EDEM com vistas ao desempenho termo energético de uma edificação. Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), 2023. Foi integrante do Grupo de Acessibilidade Arquitetônica e Urbanística (GRAAU) atuando na Prefeitura de campus da UFSJ, e monitora na disciplina de Topografia e Cartografia, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSJ. Trabalhou na Prefeitura Municipal de Carangola com assessoria e projetos de Arquitetura e Urbanismo (2021-2024), também atuando como Conselheira no Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Carangola.

  • Denis José Faustino de Oliveira

    Graduando em Engenharia Elétrica (UFV), possui experiência na área projetual e comercial de energia fotovoltaica. Atua como pesquisador científico no projeto "Tecnologias para adaptação de edificações às mudanças climáticas" financiado pelo CNPQ.

     

     

  • Gabriel Zini Ribeiro

    Graduando em Engenharia Civil na Universidade Federal de Viçosa e bolsista de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação no projeto “Criação do E(R)DEM - ambiente para ensaios e monitoramento do desempenho termo energético do edifício e seus componentes”, financiado pela FAPEMIG. Além disso, sou Técnico em Agropecuária pelo IFES - Campus de Alegre.

     

  • Gustavo Bozzi Pagoto

    Graduando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pesquisador bolsista de Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI-A) no projeto CNPq “Tecnologias para adaptação de edificações às mudanças no clima: eficiência energética, geração fotovoltaica e redução de emissões em escolas.”

     

     

  • Henrique Andrade Lopes

    Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é bolsista de Iniciação Científica e atuo no projeto "Inserção estratégica de previsões ao longo de uma otimização baseada em simulação para avaliação do desempenho de edificações".

     
     
     
     
     
     
     
  • Kahena Marx Silva

    Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bolsista PIBIC/UFV, atua no projeto ‘’Desempenho de sistemas de ventilação natural para resfriamento de um edifício escolar sob um cenário de mudanças climáticas em Viçosa - MG.

     

     

  • Letícia Cazelli Pires

    Realizou ensino médio técnico em Informática no IFNMG - Campus Diamantina. Iniciou o curso de arquitetura e urbanismo em 2021 na Universidade Federal de Viçosa. Na UFV, Participa da Tetu Empresa Júnior desde 2021 e do projeto de extensão, Coletivo Formigas, desde o início de 2022. Em 2023 iniciou um projeto de pesquisa como bolsista no Latecae.

     

     

  • Lorraine Vaz Pessoa dos Santos

    Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pesquisadora de iniciação científica, atuou no projeto “Simulação do conforto térmico de habitações de Moçambique”, financiada pela PIBIC/FAPEMIG. Atualmente, desenvolve a pesquisa intitulada "Desempenho de sistemas de ventilação natural para resfriamento de um edifício escolar sob um cenário de mudanças climáticas em Viçosa-MG", sendo bolsista PIBIC/FAPEMIG.

     

  • Maria Vitória de Carvalho Chermont

    Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bolsista de Iniciação científica do CNPq no projeto “Tecnologias para adaptação de edificações às mudanças no clima: eficiência energética, geração fotovoltaica e redução de emissões em escolas".

     

     

Colaboradores

  • Alexandre Cypreste Amorim

    Mestre em Arquitetura e Urbanismo desde 2015 pelo PPGAU/UFV, é professor do IFES Colatina - ES. Realizou pesquisas referente a arquivos climáticos e o Zoneamento Bioclimático Brasileiro, e é 1o autor do artigo Análise das propostas de revisão do zoneamento bioclimático brasileiro: estudo de caso de Colatina, ES.

  • Anna Flávia Rodrigues

    Pesquisadora de iniciação científica, bolsista R3E, atuou no projeto de simplificação da etiquetagem com a mestranda Carolina de Paula Telles. Suas atividades incluem proposição de tipologias e testes da proposta pelo método de simulação no EnergyPlus.

  • Caique Alcanfor Ribeiro

    Graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Foi pesquisador e bolsista de Iniciação Científica do CNPq no projeto "Monitoramento e calibração de uma edificação com materiais de mudança de fase (PCMs) na cidade de Viçosa-MG."

  • Camila Carvalho Ferreira

    Pesquisadora pós-doutoral da Universidade Federal de Viçosa pelo PPGAU em 2019, abordando o tema contribuição para a revisão do atual zoneamento bioclimático brasileiro. Arquiteta e urbanista, doutora pelo PROPEC da UFOP na área de desempenho térmico de edificações residenciais naturalmente ventiladas. Possui experiência na avaliação de desempenho térmico e lumínico de edificações, selos e certificações e em simulações computacionais para avaliação de desempenho.

  • Carla Oliveira

    Arquiteta e Urbanista, pesquisou níveis de eficiência energética de edificações do MCMV para diversos climas brasileiros, no âmbito da Rede de Eficiência Energética em Edificações.

  • Carolina de Paula Telles

    Mestranda do PPGAU até 2016, atuou no projeto de etiquetagem simplificada, com proposição para o setor residencial. Dissertação: Proposta de Simplificação do RTQ-R

  • Clara Monteiro

    Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela UFV. Atuou no projeto "Serviços Ecossistêmicos Urbanos para uma Arquitetura Regenerativa: Definição do Potencial de Desempenho Ambiental, Social e Econômico na Zona da Mata Mineira", sendo bolsista PIBIC CNPq 2020-2021. Como continuidade desse projeto, também foi bolsista PIBIC CNPq 2021-2022 e desenvolveu a pesquisa "Serviços Ecossistêmicos para uma Arquitetura Regenerativa: Uma Abordagem Aplicada no Projeto Arquitetônico de uma Casa Modelo".

  • Débora Cremonez dos Santos

  • Eduardo Firmiano Ribeiro

    Graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é membro da Gestão Interna do Coletivo Formigas no Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU-UFV), bem como estagiário no Grupo de Pesquisa em Construção Sustentável e Inovadora SICon, com atuação no projeto extensão SIConEX, o qual é voltado à divulgação científica e produção gráfica. Realizou também atividades como estagiário no escritório Fracto Arquitetura e Urbanismo. Além disso, possui interesses nos processos participativos de projeto, em práticas sustentáveis e energeticamente eficientes atreladas às esferas da arquitetura e do urbanismo.

  • Érica Ferraz de Andrade Souto

    Possui graduação em arquitetura e urbanismo pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2016), pós graduação Lato Sensu em Auditoria e Perícia Ambiental pela FUNIP (Faculdade Única de Ipatinga) em 2018. Conclui o mestrado com bolsa (CAPES) no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas - UFV (Universidade Federal de Viçosa) no departamento de Arquitetura e Urbanismo com foco em eficiência energética em iluminação pública.

    Possui experiência em projetos arquitetônicos, urbanísticos, foi professora do ensino superior na escola de Arquitetura e Urbanismo da Rede de Ensino Doctum e consultora autônoma no desenvolvimento de projetos de eficiência energética em iluminação pública. Como estagiária, participou do PDDI/ RMVA (Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana do Vale do Aço - MG), entre outros projetos envolvendo tanto planejamento urbano e regional, quanto ambiente construído.

  • Érika Adams

    Graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Participa do Grupo de Extensão Engenharia Pública desde agosto de 2022 e foi bolsista de Iniciação Científica do PIBIC/UFV 2023-24 no projeto "Investigação da influência mensal da incorporação de Materiais de Mudança de Fase (PCM) no conforto térmico para edificação de escritórios no Brasil"

  • Gabriel Teixeira Carvalho de Oliveira Lemos

    Graduando em Arquitetura e Urbanismo (UFV), atuou na pesquisa D0638, financiada pela CEMIG, em que simulou a aplicação de filme fotovoltaico e os impactos da alteração construtiva em um supermercado.

  • Hellise Nayara Costa Silva

    Graduada em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com experiência no tratamento, compilação e estudo de impactos de arquivos climáticos para simulação de desempenho enérgico de edificações. Foi bolsista PIBIC/CNPq, realizando simulações de desempenho termo-energético de modelos representativos de habitações para diversos climas e localidades brasileiras com o objetivo de investigar a viabilidade técnica e econômica de sistemas fotovoltaicos integrados em habitações. 

  • Ítalo Bruno Baleeiro Guimarães

    Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo PPGAU/UFV, com dissertação sobre métodos de desenvolvimento de arquivos climáticos para simulação. Durante seu mestrado, deu suporte a uma pesquisa de iniciação científica de criação de modelo de regressão a partir de dados de radiação simulados. Durante a graduação, executou duas pesquisas de iniciação científica e um projeto de extensão, todos envolvendo simulações termo-energéticas: criação de arquivos climático, análise de sensibilidade e levantamento e simulação de edifício naturalmente ventilado para etiquetagem de edificações, respectivamente.

    É atualmente professor das Faculdades Santo Agostinho, em Montes Claros, MG

  • Íris Maria Costa Fajardo Werneck Loche

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade da UNICAMP e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa. Foi pesquisadora de iniciação científica, bolsista R3E, atuando no projeto de simplificação da etiquetagem com a mestranda Carolina de Paula Telles e Anna Flávia Rodrigues. Suas atividades incluíram proposição de tipologias e testes da proposta pelo método prescritivo. Em seguida, foi bolsista CNPq (2016/2017) com um trabalho de otimização da geometria de uma residência unifamiliar para verificação dos recursos do plug-in HoneyBee, que integra o Rhino/Grasshopper ao EnergyPlus. Ainda, atuou como bolsista CNPq (2017/2018) trabalhando com uma proposta de otimização do desempenho térmico de habitações autoconstruídas do Conjunto Pici de Fortaleza - CE, com uso de uma gramática da forma existente com base no âmbito da customização em massa. Este também foi seu trabalho final de graduação.

  • Iuri Praça Vergínio

    Graduando em Arquitetura e Urbanismo pela UFV. Pesquisador de iniciação científica, bolsista do PIBIC CNPq 2021-2022, atuou no projeto "Associação de métodos de machine learning a processos de simulação paramétrica para avaliação do desempenho de edificações"

  • Kênia Alves de Paula

    Mestre em Arquitetura e Urbanismo desde 2015 pelo PPGAU/UFV, com pesquisa em dispositivos móveis em conforto ambiental integrado ao processo de projeto arquitetônico.

  • Laila Oliveira Santana

    Possui mestrado pelo  PPGau, atuando na pesquisa de modelagem digital voltada à eficiência energética. É co-autora do artigo Otimização multiobjetivo das dimensões dos ambientes de uma residência unifamiliar baseada em simulação energética e estrutural.

  • Laura Figueiredo Machado

    Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e bolsista de Iniciação Científica do CNPq, atuou no projeto "Análise Bioclimática para Habitações de Moçambique"

  • Leandra Altoé

    Mestre em Engenharia Agrícola pela UFV, é atualmente doutoranda em Engenharia Agrícola. Colaborou com pesquisas em etiquetagem de edificações residencias voltada aos sistemas de aquecedores solares de água.

  • Liliane Fernandes Maciel

    Fez mestrado no PPGAU até 2016 sobre dispositivos de proteção solar e ventilação natural. Desenvolveu pesquisas no Latecae desde 2010 nas áreas de conforto ambiental, eficiência energética e etiquetagem de edificações. Atuou em pesquisas de iniciação científica sobre a sensibilidade de parâmetros do RTQ-C e sobre medidas de conservação de energia. Participou da avaliação de eficiência energética de edificações comerciais e residenciais junto à R3E.

    Atualmente, é coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo nas Faculdades Santo Agostinho em Montes Claros - MG.

  • Matheus Gomes Rodrigues

    Mestre em Arquitetura e Urbanismo (2019) e Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal de Viçosa (2017), trabalhou com pesquisas na área de Planejamento e Avaliação do Espaço Construído, na linha de Comportamento Ambiental do Espaço Construído, com foco no desempenho termo-energético de unidades habitacionais representativas em face do novo modelo tarifário e geração distribuída fotovoltaica. Atualmente atua como docente na Faculdade do Futuro em Manhuaçu, MG.

     

  • Pedro Carmo e Souza

    Mestrando em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/DAU-UFV), pesquisando simulação computacional voltada para ventilação natural em ambientes internos. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa (2021), onde participou do laboratório de modelagem digital nó.lab, atuando em pesquisas sobre sintaxe espacial, processos digitais de projeto, fabricação digital e prototipagem rápida, além de atuar no desenvolvimento de seu website.

  • Pedro César Almeida

    Mestre pelo PPGAU/UFV, sua dissertação discutiu o valor de edificações com geração distribuída fotovoltaica e com etiquetas do PBE Edifica, com subitens referentes a políticas e mecanismos de incentivo, disposiçao em pagar mais e estudo de caso, este último com simulação termo-energética e acompanhamento do desenvolvimento do projeto e das tomadas de decisões dos investidores.

    É atualmente professor em Januária, MG.

  • Renan Victor de Souza Nunes

    Graduando, foi pesquisador de iniciação científica no projeto de etiquetagem simplificada, com o levantamento de dados de características de edificações.

  • Sabrina Andrade Barbosa

    Sabrina Barbosa foi pesquisadora pós-doutoral da Universidade Federal de Viçosa pelo PPGAU. Sua investigação envolveu análise da aplicação de sistemas fotovoltaicos em fachadas duplas para o clima brasileiro. Concluiu seu doutorado sobre o desempenho térmico de edifícios de escritórios naturalmente ventilados com fachada de dupla sob condições climáticas brasileiras na Universidade de Brighton, no Reino Unido. Possui experiência na avaliação do desempenho térmico de edifícios, em simulação termo dinâmica (IES VE e Energy Plus) e em CFD.

  • Thiago Toledo Rodrigues

    Doutor (2023) com tese intitulada "Benchmark energético para supermercados de médio porte naturalmente ventilados", Arquiteto e Urbanista (2016) e mestre em Arquitetura e Urbanismo (2018) pela Universidade Federal de Viçosa, dissertação intitulada "A influência térmica de sistemas fotovoltaicos integrados a fachadas no desempenho energético de edificações". Foi professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Rede de Ensino Doctum - Unidade João Monlevade (agosto de 2018 a julho de 2019). Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Sudeste de Minas - campus Rio Pomba (2021). Experiência em Eficiência Energética, Energia Fotovoltaica (solar) e Conforto Ambiental, com iniciação científica pelo Laboratório de Tecnologias em Conforto Ambiental e Eficiência Energética - Latecae, e participação no projeto Minha Casa Minha Vida Sustentável, da Eletrobras. Estagiou na Empresa Diálogo Arquitetura - Cultura, Turismo e Patrimônio, com elaboração de projetos arquitetônicos, projetos de interiores e direcionados à Vigilância Sanitária. 

  • Túlio Resende Fernandes

    Pesquisador de iniciação científica do ArqMnese, faz parte da equipe do projeto de pesquisa de modelagem digital. Seu mestrado abordou a realidade aumentada para o ensino aprendizagem em conforto e sustentabilidade;

  • Thaís de Souza Magalhães

    Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou no projeto ‘’Análise da Viabilidade da Energia Fotovoltaica no Brasil em Face do Marco Regulatório da Geração Distribuída no Setor Elétrico Brasileiro - Aneel RN 482/12’’, financiado pela CEMIG-D, onde avaliou o potencial de utilização de sistemas BIPV em residências. Também foi bolsista PIBIC/FAPEMIG e desenvolveu a pesquisa intitulada "Simulação de Desempenho Térmico Para Edificação Institucional Real" realizando simulações computacionais para avaliar o desempenho termoenergético da edificação, frente às condições climáticas e microclimáticas.

  • Raquel de Fátima Saith Marques

    Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou no projeto ‘’Simulação de Desempenho Térmico Para Edificação Institucional Real’’, financiado pela FAPEMIG/UFV, onde avaliou o desempenho de edificação real da Vila Gianetti frente às condições climáticas e microclimáticas.