• »
  • »

Seleção de Bolsista Estudante de Graduação

O Latecae abre chamada para bolsa de iniciação científica

PROJETO FAPEMIG - CRIAÇÃO DO EDEM - Espaço de Desempenho Monitorado

O Latecae abre chamada para estudantes de arquitetura e engenharia civil da UFV a fim de selecionar 1 bolsista na modalidade Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação – VI da Fapemig. A atividades serão desenvolvidas no Latecae/UFV e na sede onde será o EDEM - o espaço de pesquisa para monitoramento de desempenho térmico e energático de ambientes.

Requisitos básicos: capacidade de leitura em inglês, ter disponível 20h para dedicação à iniciação científica, disposição para trabalhar em equipe, disposição para trabalho de campo (caminhar próximo ao mato).
Duração: 12 meses, com possibilidade de renovação. Início em março de 2024

Atividades (numeração específica do projeto composto de 11 etapas):
2 Adequação do edifício existente (30 m²) aos padrões de um ambiente de ensaios e experimentação em escala real:
   2.1 Orçamento e aquisição de materiais: cálculo de quantitativos e cotação dos preços.
   2.2 Execução das adequações necessárias no edifício existente: acompanhamento de reforma, tendo contato com técnicas construtivas de instalação de esquadrias e trabalho com profissionais da construção civil.
3 Instalação de equipamentos para controlar as condições internas e instrumentar o EDEM para a realização de testes dinâmicos:
   3.1 Atualização do planejamento da instalação, orçamento e aquisição dos equipamentos para instrumentar o ERDEM: atentando-se às propriedades físicas relativas à qualidade dos dados medidos.
   3.2 Instrumentação do ERDEM: instalação e teste de equipamentos.
Redação, revisão e submissão de artigo a revista especializada e relatórios técnicos científicos.

• Prazo: 20/02
• E-mail para joycecarlo@ufv.br com assunto: BOLSA BDCTI Fapemig
• Documentação: histórico escolar extraído do Sapiens; curriculum vitae; carta de intenções; horário do semestre 2024-1.

• Análise de documentação: 21 a 23/02
• Chamada para entrevistas: e-mail será enviado até 20h do dia 23/02 com o agendamento de um dia/hora.
• Entrevistas: 26/02.
• Divulgação do resultado: até 28/02.
• Implementação da bolsa: 01 a 08/03.
• Início das atividades: 01/03.