• »
  • Publicações
  • »
  • DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO SOLAR COM ÊNFASE NA VENTILAÇÃO NATURAL:...

DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO SOLAR COM ÊNFASE NA VENTILAÇÃO NATURAL: UM MÉTODO DE AVALIAÇÃO BASEADO EM CFD

Maciel, Liliane Fernandes
Dissertações

Dentre os múltiplos critérios a serem considerados na concepção do projeto de escolas, destaca-se o conforto ambiental por apresentar relação direta na eficácia do processo educativo. Esta pesquisa considera o contexto de ambientes de salas de aulas para o desenvolvimento e a criação de dispositivos de proteção solar, dando-se ênfase à ventilação natural. O objetivo deste trabalho consiste em integrar a avaliação de desempenho ambiental pela ventilação ao desenvolvimento de uma proteção solar como um produto arquitetônico. Investigou-se o potencial de utilização de proteções solares sob a forma de chaminés solares para promover a ventilação natural e soluções projetuais foram avaliadas parametricamente por meio de dois softwares comerciais de simulação computacional, cujas potencialidades e fragilidades foram discutidas. Os resultados deste estudo constatam que os programas de simulação predial e de CFD (Dinâmica de Fluidos Computacional) apresentaram divergências relevantes, de modo que se torna arriscada a tomada de decisões projetuais com base em resultados de simulação não validados. Em seguida, discutiu-se de forma mais aprofundada a simulação CFD, incluindo os métodos de modelagem, medição in loco, e os desafios pertinentes à validação dos resultados obtidos com ferramentas de simulação CFD. A chaminé solar apresentou um potencial de utilização para renovação de ar de ambientes internos, especialmente nas situações onde existem altas taxas de radiação solar, e, consequentemente, consegue-se alcançar elevadas temperaturas superficiais. Por fim, avaliou-se o desempenho luminoso de uma sala de aula com brise chaminé solar. O brise chaminé solar apresentou, ainda, uma capacidade de reduzir os níveis de desconforto por excesso de iluminação em salas de aula, especialmente sob condições de céu encoberto.