• »
  • Publicações
  • »

Heliodon de baixo custo para o ensino de arquitetura e urbanismo

Ernani de Souza Mendes
Relatórios

Conhecer os efeitos da incidência solar nas edificações é condição importante para que se conseguir os melhores níveis de conforto térmico, lumínico e de eficiência energética nas  edificações  e,  também,  se  reduzir  os  níveis  de  desconforto  não  desejados.  Como ferramenta  auxiliar,  para  este  entendimento,  são  utilizados  os  heliodons  para  simular  a trajetória do sol em todas as fases dos projetos arquitetônicos e urbanísticos, colaborando assim na melhoria da qualidade de conforto das construções. Esta pesquisa destaca o uso do Heliodon como importante instrumento de aprendizado, simulação e ensaio para que os estudantes compreendam a trajetória aparente do sol, para a latitude de Viçosa  – MG, nos horários compreendidos entre 6h e 18h, nos solstícios e equinócios. O equipamento utiliza-se  de  modelos  em  escala  reduzida  de  edifícios  e  áreas  urbanas  para  o  estudo  de  áreas sombreadas e/ou iluminadas, tendo como proposta ser usado no ensino das disciplinas dos cursos de Arquitetura  e engenharia civil que possam fazer uso deste equipamento didático. Estas disciplinas são Arq 326, Arq 327, que estudam os efeitos da incidência solar, mais as disciplinas de projeto Arq 300, Arq 351, Arq 352, Arq353, Arq 354, Arq 355, Arq 356, Arq 357, Arq 398, Arq399, que lidam com a confecção de maquetes cujos ensaios no heliodon poderão  enriquecer  o  desenvolvimento  projetual.  Destaca  o  processo  de  projeto e construção  do  novo  Heliodon  do  LATECAE  –  UFV,  os  ensinamentos  aprendidos,  as dificuldades enfrentadas e as soluções escolhidas para que o equipamento ficasse pronto e atendesse os usuários.