Publicações

  • Home
  • »
  • Publicações
  • »
  • Metodologia ativa no ensino de iluminação: relato de experiência docente

Metodologia ativa no ensino de iluminação: relato de experiência docente

Thiago Rodrigues; Bruno Soares
Artigos

A formação do docente nos cursos de bacharel, como o curso de arquitetura e urbanismo, apresenta déficits didáticos no que se refere a técnicas e aos meios para transmitir o conhecimento, que são peculiares dos cursos de licenciatura. Assim, apesar de dominarem os conceitos e teorias que envolvem os conhecimentos técnicos da área, muitos docentes apresentam dificuldades relacionadas a parte didática. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é divulgar por meio de um relato de experiência a aplicação de uma metodologia ativa que auxilie ou inspire professores do curso de arquitetura e urbanismo. A atividade consistiu na construção de um ambiente de prototipagem com o uso de caixas de sapato e olho mágico, foi aplicada na disciplina de Conforto Ambiental II para trabalhar os temas de iluminação natural e artificial. A metodologia foi utilizada em duas turmas do quinto período de arquitetura e urbanismo em semestres diferentes, a configuração das turmas variou principalmente pelo número de alunos, 39 e 11, e ouve uma proposta de modificação no cronograma das atividades, baseada na experiência do primeiro semestre. Os resultados da atividade foram positivos, os alunos demonstraram entusiasmo e a assimilação do conteúdo foi satisfatória, as propostas dos ambientes foram criativas, assim como os mecanismos utilizados para representar a iluminação. A modificação do cronograma mostrou que no semestre em que a metodologia foi proposta ao final do período os alunos demonstraram mais segurança e domínio dos conceitos para aplicar na construção da maquete, assimilando o conteúdo e chegando a um resultado final mais interessante.